ler mais...
19 Novembro 2009

Passei a tarde de ontem a tomar notas. “Uma forma de dizê-lo é: foi preciso esperar dez anos para falharmos, finalmente, a final de uma grande competição. Outra é: bastou contratar Carlos Queiroz para falharmos, finalmente, a final de uma grande competição.”

Não o escondo: no momento da chegada de Queiroz, fiquei com a convicção de que Portugal não conseguiria chegar ao Campeonato do Mundo; ao longo dos pobres resultados e das paupérrimas exibições nos primeiros dois terços da fase de grupos, fiquei com a certeza quase absoluta de que Portugal não chegaria lá; após o inenarrável Portugal-Bósnia, de que apenas por milagre não saímos claramente derrotados (de resto, no nosso próprio terreno), fiquei com a impressão até de que o ideal era mesmo não ir à África do Sul, tal a humilhação a que nos arriscávamos.
Ontem, mudou muita coisa. Ao longo daqueles 90 minutos, risquei sucessivamente as acusações aos jogadores, as denúncias de incompetência do seleccionador, até as críticas ao jogo de equilíbrios de Madaíl. Em Zenica, e mesmo sem Ronaldo, Portugal foi muito do que não era desde Scolari.
Junto-me ao coro de celebração, pois. Mas não mudou tudo – nem, aliás, Portugal foi tudo o que já fora. E é bom que o projecto do “professor” não seja mesmo a dez anos. Bastam oito meses de projecto: o suficiente para uma participação condigna no Mundial. Quanto a mais do que isso, estou céptico. Chamem-me nomes.

COMENTÁRIO. Jornal de Notícias, 19 de Novembro de 2009

publicado por JN às 23:06

pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003), “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004), "Todos Nascemos Benfiquistas – Mas Depois Alguns Crescem" (crónicas, 2007) e "Crónica de Ouro do Futebol Português" (obra colectiva, 2008). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado na imprensa escrita, na televisão e na rádio, como repórter, cronista, comentador, apresentador e autor de conteúdos. (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D