ler mais...
13 Agosto 2010

1. Marat Izmailov é um bom jogador de futebol, que no entanto deu muito menos ao Sporting do que aquilo que o seu talento teria permitido. Por esta altura, a sua reabilitação é impossível. Independentemente dos mistérios que possam rodear o seu declínio em Alvalade, o russo está com um pé fora do clube há demasiado tempo. Deveria ser vendido já. E, no entanto, é fundamental, desta vez, incluir no contrato de transferência uma cláusula impedindo-o de regressar a Portugal (ou, vá lá, impondo, em caso de tais circunstâncias, uma indemnização para o Sporting de montante suficientemente dissuasor). Izmailov não é João Moutinho. Moutinho é o VW Golf  que sabemos: sempre bonzinho, nunca brilhante. Izmailov pode ser brilhante. E Pinto da Costa sabe que ele pode ser brilhante.

2. Inquietava-se o “Record” de quarta-feira com o facto de o Sporting ser, dos três grandes, aquele com “pior saldo financeiro nas transferências de atletas durante o ano de 2010”. Ao todo, o Sporting investiu em compras mais 3,8 milhões de euros do que aquilo que facturou em vendas. Eu acho que foi pouco: provavelmente, deveria ter acumulado o triplo desse prejuízo. Por outro lado, o balanço também prova a falência da política desportiva do clube ao longo dos últimos sete/oito anos. Afinal, ficámos sem pérolas – e, em troca delas, nem dinheiro suficiente para a constituição de um plantel equilibrado conseguimos. Resultado: já estamos a perder dinheiro – e, embora tenhamos Izmailov para vender, ainda nos falta pelo menos um bom avançado e um bom guarda-redes (para além de mais um médio-ala, em caso de saída de Izmailov). Parabéns pelo “projecto”.

3. É claro que Corradi gostava de jogar no Sporting. Tem 34 anos, é terceira opção na Udinese, já não vai a tempo de fazer mais nenhum grande contrato – e a oportunidade que lhe aparece aqui é a de fazer um contrato razoável e, ao mesmo tempo, receber as verbas do contrato vincendo com o seu actual clube. Basicamente, é um potencial reformado de ouro mesmo à morte para calçar as pantufas. Mas é preciso que não nos esqueçamos de que Acosta, chegado a Portugal com 33 anos, também o era. E que, aliás, tanto Michel Preud’homme (chegado ao Benfica aos 35) como Peter Schmeichel (chegado ao Sporting aos 36), e por muito que o posto de guarda-redes seja diferente, o eram igualmente. Eu apostava tudo num bom exame de motivação. Há um estranho fulgor, às vezes, nos homens à beira do fim. Provar que o fim ainda não faz sentido – eis aquilo que Corradi tem de querer.

CRÓNICA DE FUTEBOL ("Futebol: Mesmo"). Jornal de Notícias, 13 de Agosto de 2010

publicado por JN às 23:54

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003), “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004), "Todos Nascemos Benfiquistas – Mas Depois Alguns Crescem" (crónicas, 2007) e "Crónica de Ouro do Futebol Português" (obra colectiva, 2008). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado na imprensa escrita, na televisão e na rádio, como repórter, cronista, comentador, apresentador e autor de conteúdos. (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D