ler mais...
11 Setembro 2009

Vejo um ranking internacional em que o Anderlecht aparece à frente do Manchester United e sei que chegou a altura de os benfiquistas celebrarem qualquer coisa. Ranking internacional em que o Anderlecht apareça à frente do Manchester United, suponho, é para isso mesmo: para abrir espaço a novas e inusitadas perspectivas sobre a realidade. Ou mesmo novas realidades. Realidades paralelas.

É claro que escrever o título “O Benfica É O Nono Maior Clube da Europa”, como todos os jornais deverão fazer hoje, não é uma nova e inusitada perspectiva. Há muito tempo que os benfiquistas reclamam o seu clube como o nono, o sétimo, o quinto, o terceiro, o primeiro maior clube da Europa – e há muito tempo que os jornais estimulam esse triunfalismo, convictos (talvez não sem alguma razão) de que mais vale a malta estar contente do que estar triste.
Mas escrever “O Benfica É O Nono Maior Clube da Europa” e poder, em defesa desse argumento utilizar o nome da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) já é uma nova e inusitada perspectiva. Bem vistas as coisas, parece quase verdade – e, se o Manchester United fica atrás do Anderlech (e de resto ambos atrás do Benfica), isso é só um pormenor.
Para a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, que aliás também me disse uma vez que o Sporting fora o maior clube do mundo durante um mês ou dois (já que se fala em realidades paralelas, isto é), o ranking dos maiores clubes da Europa define-se através da valoração das vitórias e empates nos jogos das competições Europeias, incluindo (por esta ordem de importância) a Taça/Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia, a Taça das Feiras/UEFA, a Taça das Taças, a Taça Mitropa e a Taça Latina.
Constrangido com a presença da Taça Mitropa e da Taça Latina na lista? Então prepare-se para mais um constrangimento: ganhar uma final não conta nem mais nem menos um pontinho do que ganhar um jogo da primeira mão da respectiva taça. Uma vitória é uma vitória – eis uma espécie de novo marxismo aplicado aos domínios dos palmarés, dos rankings e dos debates de segunda-feira de manhã sobre quem tem um pénis maior (e quem tem um mais funcional).
Resultado: o Benfica foi o nono maior clube da Europa no século XX. O Anderlecht ficou à frente do Manchester United. E o Vitória de Setúbal ficou em 110º. Estão a ver todos os clubes da Europa? Todos os clubes de Espanha e de Itália e de Inglaterra e da Alemanha e da França e da Holanda e tudo o mais? Pois o Vitória de Setúbal foi o 110º entre todos eles.
Tanto quanto me diz respeito, esta Federação Internacional de História e Estatística do Futebol é mais ou menos como a nossa Entidade Reguladora da Comunicação Social: passa a vida fechada na sua torre de marfim, alheada da realidade, e depois tem de emitir uns comunicados, umas classificações e umas manifestações de preocupação óbvia para dar sinais de vida. Pois está completamente enganada – e, aliás, precisa de rever os seus critérios. Quer dizer: o Benfica até pode ter sido o nono melhor clube da Europa no século XX, mas foi seguramente um dos cinco melhores do mundo.

CRÓNICA DE FUTEBOL ("Futebol: Mesmo"). Jornal de Notícias, 11 de Setembro de 2009

publicado por JN às 15:27

Gostei,Sara
jogos de luta a 3 de Maio de 2011 às 13:48

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
joel neto

Joel Neto nasceu em Angra do Heroísmo, em 1974. Publicou “O Terceiro Servo” (romance, 2000), “O Citroën Que Escrevia Novelas Mexicanas” (contos, 2002), “Al-Jazeera, Meu Amor” (crónicas, 2003), “José Mourinho, O Vencedor” (biografia, 2004), "Todos Nascemos Benfiquistas – Mas Depois Alguns Crescem" (crónicas, 2007) e "Crónica de Ouro do Futebol Português" (obra colectiva, 2008). Está traduzido em Inglaterra e na Polónia, editado no Brasil e representado em antologias em Espanha, Itália e Brasil, para além de Portugal. Jornalista, tem trabalhado na imprensa escrita, na televisão e na rádio, como repórter, cronista, comentador, apresentador e autor de conteúdos. (saber mais)
nas redes sociais

livros

"O Terceiro Servo",
ROMANCE,
Editorial Presença,
2000
saber mais...


"O Citroën Que Escrevia
Novelas Mexicanas",
CONTOS,
Editorial Presença,
2002
saber mais...


"Al-Jazeera, Meu Amor",
CRÓNICAS,
Editorial Prefácio
2003
saber mais...


"José Mourinho, O Vencedor",
BIOGRAFIA,
Publicaçõets Dom Quixote,
2004
saber mais...


"Todos Nascemos Benfiquistas
(Mas Depois Alguns Crescem)",
CRÓNICAS,
Esfera dos Livros,
2007
saber mais...


"Crónica de Ouro
do Futebol Português",
OBRA COLECTIVA,
Círculo de Leitores,
2008
saber mais...

arquivos
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D